O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, lançou uma proposta para a construção de um porto, que segundo ele, irá viabilizar a economia no projeto da ponte Salvador-Itaparica.
A proposta foi discutida nesta segunda-feira (10), durante palestra sobre o tema, na ABI. Para Aleluia a obra pode ser uma oportunidade para abrir novos caminhos de crescimento para o estado, que segundo ele, estão se esgotando. “Vamos buscar soluções novas”, disse.
Na proposta do secretário está previsto uma obra integrando a ponte, o porto, ferrovia e rodovias, distante das ilhas e em águas profundas.
Ainda segundo Aleluia, a Via Expressa que liga região portuária de Salvador à BR-324, não foi projetada para receber o volume de tráfego a ser gerado pela ponte.
Segundo ele, o modelo atual da Via pode causar transtornos no tráfego, além de danos ao patrimônio arquitetônico do centro antigo de Salvador. Ainda segundo ele, a Prefeitura persistirá em estudos aprofundados, a fim de evitar esses tipos de problemas.
Aleluia afirma que a Bahia já não é mais referência para vários setores considerados importantes e que está perdendo espaço para os estados de Pernambuco e Ceará – e diz que o estado precisa dar auxílios aos pontos essenciais.