O engenheiro químico e bacharel de Direito, Alexandre Lopes é o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nomeação ocorreu nesta sexta-feira, 17. Alexandre substitui o delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi, que pediu demissão na quinta.
O órgão é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e é responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lopes vem ocupando cargos públicos desde 2006, ocupou.
Segundo o G1, em janeiro de 2019, passou a desempenhar a função de diretor legislativo da Casa Civil da Presidência da República. Entre suas atribuições, acompanhava e coordenava o processo de sanção e veto dos projetos de lei enviados pelo Congresso Nacional.
Antes disso, de maio de 2016 a dezembro de 2018, ele trabalhou no governo do Distrito Federal como subsecretário de Políticas Públicas na Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais.
Troca de cargos
Lopes é o 4º ocupante do cargo desde o começo do ano. Confira abaixo a cronologia:
Maria Inês Fini, que desempenhava a função no governo Temer, foi demitida em 14 de janeiro.
Marcus Vinicius Rodrigues a substituiu. Ele foi a primeira nomeação do governo Bolsonaro para o Inep e permaneceu no posto de 22 de janeiro a 26 de março.
Elmer Vicenzi foi anunciado em 15 de abril pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Saiu no dia 16 de maio.
Um dia depois, Lopes foi anunciado como novo ocupante do órgão.