Segundo o oftalmologista Samir Bechara e a pediatra Ana Escobar, a catarata não é uma doença, mas consequência natural do envelhecimento humano. O cristalino (uma das lentes) do olho se torna opaco, o que embaça a visão. E é possível operar a catarata assim que surgir o desconforto: troca-se a lente turva por uma artificial.

No glaucoma, a visão periférica é comprometida, o que está diretamente ligado ao aumento da pressão ocular. Pode ser facilmente prevenido, com exames de rotina a partir dos 40 anos – ou menos, se houver casos na família.

Já na degeneração macular, a pessoa vê uma imagem através de uma espécie de “peneira”. Dependendo de onde está o foco, enxerga-se a imagem limpa ou com manchas pretas – que ocorrem mais na área central da retina, responsável por captar detalhes.

Uma alimentação rica em vitamina C (frutas como acerola, goiaba, kiwi e laranja) e medicamentos ajudam a prevenir a doença. Proteger os olhos do sol também é bom, tanto contra degeneração macular quanto a catarata.

Olhos vermelhos
Os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes quando o organismo envia sangue e água para eliminar agentes agressores. Como os vasos dessa região são cobertos por uma película transparente, em uma simples batida o sangue pode extravasar e aparecer na parte branca (esclerótica).

Em geral, o vermelho causado por um trauma some após alguns dias, assim como um hematoma na pele. Esforço físico demais, asma e álcool também podem causar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos nos olhos.

Já uma vermelhidão com coceira pode ser sinal de infecções e quadros alérgicos. Em caso de olhos vermelhos, não use colírio sem orientação médica.

Ceratocone
O ceracotone é uma doença degenerativa em que a córnea fica pontuda. Causa distorção semelhante à do astigmatismo. Pode ser congênito ou adquirido, consequência de maus hábitos como coçar os olhos.

Casos graves podem precisar de transplante de córnea, mas grande parte deles pode ser corrigida com lente de contato ou cirurgia.

Descolamento da retina
No descolamento de retina, há um afastamento da retina, que é o tecido nervoso no fundo do olho, onde as imagens se formam. Pode ser consequência de traumas ou diabetes.

Em caso de uma pancada no olho e perder parte da visão, procure imediatamente o serviço de emergência. Se houver um descolamento de retina, é preciso operar rápido para evitar a perda do tecido.