Até 2015 a planta da empresa espanhola Gamesa em Camaçari vai atingir a marca de 500 empregos diretos a partir da conclusão do processo de ampliação da fábrica. A notícia foi dada hoje (20/03) ao prefeito Ademar Delgado durante reunião com o conselho global da empresa e o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia. Atualmente, 30 funcionários atuam na fábrica. O encontro aconteceu em um hotel na Estrada do Coco (BA 099).
O prefeito Ademar Delgado enfatizou que o encontro foi importante por transmitir a certeza de que os investimentos vão acelerar o desenvolvimento da cidade e a população será beneficiada integralmente.
A Gamesa iniciou as atividades no Município em 2011 e já investiu R$ 450 milhões. “A importância que o Brasil, em especial Camaçari, tem para nós é muito grande. A confiança e a demanda energética nos faz conhecer melhor o país. Acreditamos no desenvolvimento do Brasil e queremos colaborar com esse arrojado crescimento. Quando viemos ao Brasil nos sentimos brasileiros”, afirmou o presidente global da Gamesa, Ignácio Martin.
De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, Camaçari tem sido o destino de muitos investimentos. “A política adotada pelo prefeito Ademar Delgado e o governador Jaques Wagner é decisiva para o alto índice de empregos gerados”, ressaltou.
Nitidamente feliz com o encontro, o presidente regional da Gamesa no Mercosul, Edgard Corrochano, disse que a reunião demonstra a extrema importância da fábrica no país. “Essa é a primeira reunião do conselho global nos últimos dois anos fora da Espanha. A produção no Brasil corresponde a mais de 30% das vendas no Mundo e esse resultado é extraordinário”, destacou.
Participaram da reunião, o secretário de Governo, Sergio Paiva, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, e do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado.
GAMESA
A fábrica da Gamesa em Camaçari está instalada no Polo Industrial, e produz o núcleo unificador da hélice (hubs), parte integrante das torres geradoras de energia eólica. A empresa tem mais de 15 anos de experiência no setor e possui 30 locais de produção distribuídos pela Europa, Estados Unidos, China e Índia, com um total de mais de 10 mil funcionários.