A proibição do transporte de notebooks da Apple em aviões no Brasil foi determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com informações do site TechTudo, o modelo que sofre restrição de embarque é o ‘MacBook Pro’, de 15 polegadas, fabricado entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017.
Com validade para todos os voos do território nacional, a medida foi anunciada depois que o computador passou por recall devido a defeitos na bateria que, segundo a Anac, poderiam até causar incêndios.
No entanto, não é a primeira vez que uma agência nacional de aviação proíbe o embarque dos MacBooks. No início de agosto, o computador também foi banido nos voos dos Estados Unidos, tanto para casos de despacho de bagagem quanto para uso em malas de mão. Para que tivessem seu embarque liberado, os passageiros precisaram comprovar que seus computadores passaram pela troca de bateria.
A Anac informou ainda que o passageiro deve consultar, antes do embarque, se o seu computador precisa passar pela troca de bateria. Esta consulta pode ser feita no site oficial da Apple.
Os passageiros que embarcarem com o dispositivo de maneira indevida serão orientados pelos profissionais das companhias aéreas a manterem o notebook desligado e a não recarregarem o aparelho durante o voo.