Antigos rivais, presidente da Argentina e papa Francisco almoçam no Vaticano (Foto: AFP)
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse que pediu ao papa Francisco que ajude na longa disputa entre Argentina e Reino Unido a respeito das ilhas Malvinas, chamadas de Falklands pelos britânicos.
Cristina disse aos jornalistas após o encontro nesta segunda-feira com o novo papa, no Vaticano, que pediu sua intercessão para “facilitar o diálogo” sobre as ilhas.
Na semana passada, o primeiro-ministro britânico David Cameron disse que não concorda com a opinião de Francisco sobre as ilhas.
Quando o papa, que nasceu na Argentina, ainda era arcebispo de Buenos Aires, ele foi citado declarando que o Reino Unido “usurpou” as ilhas. Argentina e Reino Unido travaram uma guerra em 1982 por causa das ilhas.
No início deste mês, os moradores locais, conhecidos como kelpers, participaram de um referendo no qual a grande maioria decidiu que o arquipélago deve permanecer como um território britânico ultramarino. Não se sabe como o papa respondeu ao pedido de Cristina. As informações são da Associated Press. Fonte: Correio