Ao lado de Mion, Bolsonaro sanciona lei que inclui levantamento sobre autismo no Censo 2020

O presidente afirmou que atendia à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema.

Foto: Reprodução

Acompanhado de sua mulher, Michele Bolsonaro, e do apresentador Marcos Mion, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou, nesta quinta-feira (18), uma lei que inclui no Censo 2020 levantamento de dados sobre a população autista do Brasil.

Nas redes sociais, o presidente afirmou que atendia à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema. A expectativa inicial era que presidente vetasse o texto e tentasse incluir eventuais questionamentos sobre os autistas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Após a assinatura, Marcos Mion, que é pai de um garoto autista, afirmou que este é um passo gigante. “O senhor está representando milhares e milhares de famílias que estavam se sentindo completamente no escuro, invisíveis, e isso é um grande passo para toda a comunidade autista, um passo gigante para todas as famílias que batalham há anos. Eu tenho a honra de estar aqui representando o trabalho de todas essas instituições que há décadas lutam por um reconhecimento como esse”.

O presidente agradeceu e afirmou que sempre vão haver divergências, mas é um primeiro passo. “Haverá outras pesquisas, outras formas de reconhecer, por parte do poder público, essas pessoas. Em havendo condições, faremos de tudo para atendê-los”, afirmou Bolsonaro.

View this post on Instagram

Eu vim achando que era uma causa perdida, que o governo ia usar minha imagem para amenizar a decisão de não incluir o autismo no Censo, mas como disse em todos os vídeos: “Vou lutar até o fim”! Por todas famílias autistas! MEU PARTIDO É O AUTISMO! E pelas famílias eu vou até o fim. . Após 4 horas de reunião e muita discussão para todos os lados, com grandes inputs do Ministro da Saúde Mandetta, da Priscila da secretaria da pessoa com deficiência e da Susana presidente do IBGE, além de todos assessores, com uma atitude surpreendente o presidente @jairmessiasbolsonaro sancionou a lei que inclui dados específicos sobre autismo no Censo2020! Estou MUITO EMOCIONADO! Batalhei muito nessa reunião, nunca esmoreci, não cedi a controvérsia alguma por vcs, minha comunidade autista! E isso é apenas o começo! Agora o autismo entrou pela porta da frente e vou sempre representar a vontade da comunidade, acima da minha própria. . Um agradecimento muito especial à primeira dama @michellebolsonaro madrinha de todas causas que, sem ela, nada seria possível. . Mais uma vez eu repito: MINHA BANDEIRA É AZUL. MEU PARTIDO É O AUTISMO.🧩

A post shared by Marcos Mion (@marcosmion) on

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*