Ao longo da semana a RPC TV (emissora afiliada da TV Globo no Paraná) contou a história de Yoshio Nishii, um japônes de 102 anos que mora no Brasil e já saiu vencedor de duas doenças pandêmicas: a gripe espanhola e a, atualmente, a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

Nishii reside em Curitiba, capital do Paraná, há cerca de 28 anos. Entretanto, ele nasceu em Osaka, a 400 quilômetros de Tóquio, no Japão.

Em 1918, quando ele ainda era um recém-nascido, o mundo viveu a pandemia de gripe espanhola, na qual 50 milhões de pessoas morreram por complicações causadas pela doença. O japônes, que foi infectado pelo vírus, quase foi uma dessas vítimas. À época, ele chegou a ser dado como morto, porém, durante o velório, mexeu um braço e foi visto pelo tio.

Agora, mais de um século depois, no começo de dezembro do ano passado, ele e a esposa Elisa Nishii , de 93 anos, testaram positivo para o novo coronavírus.

O filho de Nishii, Keiichiro Nishii, contou à reportagem que o pai “não acha nada especial nisso”. Ele afirmou que só ficou sabendo dessa história agora, após o japônes ser contaminado pela Covid, “foi aí que ele comentou isso”.


Ainda conforme ressaltou o filho de Nishii, tanto o pai quanto a mãe apresentaram sintomas leves da Covid-19 e conseguiram se recuperar da doença: “Ele quase não sentiu muito, só febre e um pouquinho de cansaço”.

Ademais, Yoshio contou que a “saúde de ferro” do pai, capaz de deixar duas pandemias para trás, foi conquistada tendo como base um ingrediente um tanto difícil para muitos em situações como a que o país enfrenta atualmente: a calma. De acordo com ele, “uma receita centenária para uma vida feliz”.

“Ele acha que [o ideal é] sempre pensar positivo e não ficar remoendo as coisas da vida”, assegurou Keiichiro.

0 0 votos
Article Rating