Apagão deixa milhões sem energia na Argentina e no Uruguai

Centro de Buenos Aires, capital argentina, durante apagão que afetou o país neste domingo, 16 — Foto: Alejandro Pagni/AFP

Uma “falha massiva” no sistema de interconexão elétrica deixou “toda a Argentina e o Uruguai” sem energia elétrica, afirmou na manhã deste domingo (16) a Edesur Argentina, empresa de distribuição de energia do país. Juntos, os dois países somam cerca de 48 milhões de pessoas.

Às 12h, 450 mil clientes já tinham tido o serviço normalizado, de acordo com a empresa, que disse priorizar o abastecimento de hospitais e centros de saúde em sua área de concessão.

O problema, segundo a Edesur, também afetou o Paraguai e o sul do Brasil. Porém, segundo informou o Operador Nacional do Sistema à TV Globo, a situação na Argentina e no Uruguai está sendo monitorada, mas, até o momento, as autoridades não identificaram qualquer impacto no Brasil, nem mesmo na região sul do país.

Segundo a agência de notícias EFE, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a empresa Rio Grande Energia, que compartilham os serviços de distribuição de energia em toda a Região Sul do Brasil, também informaram que o apagão nos países vizinhos “não teve reflexos” no território brasileiro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*