Plataformas digitais e provedores de internet estão sendo notificados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta sexta-feira (18), para cumprirem a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o aplicativo de mensagens Telegram no país.

A decisão de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal (PF) e ocorre após o Telegram não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas, entre eles o do blogueiro Allan dos Santos, um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro. Ele é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de ‘fake news’ e ataques a integrantes da Corte; e também o que identificou a atuação de uma milícia digital.

No ano passado, Moraes determinou a prisão do blogueiro, que está nos Estados Unidos. No pedido encaminhado ao STF, a Polícia Federal diz que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países.”

0 0 votos
Article Rating