O parque de diversões Golden Park, na avenida Paralela, foi interditado pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) na manhã desta quarta-feira (26). A ação foi resultado de vistoria feita no local, após acidente ocorrido na noite de terça (25).
Quatro pessoas ficaram feridas enquanto estavam no brinquedo 'Happy Mountain'. Com um metro e meio, o brinquedo alcança até 3 metros e atinge uma velocidade de até 20 km/h quando está em funcionamento. As quatro vítimas foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Os fiscais de segurança da Sucom constataram que houve o rompimento da fibra da base de um dos carrinhos do brinquedo, o que teria ocasionado a queda de uma altura de aproximadamente 1,5 metro.
Os estados de saúde de Vanderson dos Santos Ramos, 19 anos, Francisco Carlos Santos Filho, 20, e dos adolescentes Caio Lucas de Santana Batista, 15 anos, e Sara de Almeida Andrade, 17, ainda não foram divulgados.
A administração do parque informou que eles realizam vistorias periódicas no equipamento, e que todos os materiais do 'Happy Mountain' estão legalizados e com alvará válido da prefeitura de Salvador. Ainda segundo a administração do parque, eles estão oferecendo toda a assistência às famílias das vítimas, que passam bem e já foram liberadas do HGE.
Em nota, a Sucom diz que a interdição foi feita com base no artigo 228, incisos I e II, do Código de Polícia Administrativa e só poderá ser revertida quando a administração do parque apresentar novo laudo técnico, assinado por profissional credenciado ao CREA, atestando a perfeita condição de funcionamento de todos os brinquedos.
A liberação da licença para a instalação de parques de diversão em Salvador está condicionada à apresentação de laudo técnico, assinado por profissional credenciado ao CREA. De acordo com a Sucom, todas as condicionantes de licença foram atendidas pelo Golden Park, que entregou à Sucom, em outubro de 2013, laudos técnicos com validade até março de 2014. *Correio.