O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, negou nesta segunda-feira que o país esteja planejando retirar suas tropas do Iraque. A declaração de Esper foi feita após as agências Reuters e France-Presse divulgarem uma carta elaborada por um general que atua na coalizão internacional liderada pelos EUA no Iraque, William H. Seely III, que pareceu sugerir que os americanos estão organizando uma saída do país. As informações são do portal Terra.

No documento, enviado ao Ministério da Defesa iraquiano, Seely disse que “em respeito à soberania do Iraque e como requisitado pelo Parlamento e pelo primeiro-ministro, o CJTF-OIR (sigla da coalizão) vai reposicionar forças ao longo dos próximos dias e semanas como preparação para um movimento posterior”.

Segundo a Reuters e a France-Presse, a autenticidade do documento foi confirmada por fontes americanas e iraquianas. No entanto, um oficial americano disse à rede CNN que a carta era apenas uma notificação sobre reposicionamento de tropas ao longo do país, e não o anúncio de uma retirada geral.

Ainda segundo a reportagem, já o general Mark Milley, chefe do Estado Maior Conjunto dos EUA, disse que a carta foi “um erro” e que o documento foi mal formulado, dando a entender que os americanos estavam planejando uma retirada. “Essa carta é um rascunho, foi um erro, não foi assinada, não deveria ter sido divulgada. Mal formulada, implica retirada, não é isso que está acontecendo”, disse.

0 0 votos
Article Rating