96171-3

 

Amélia Rodrigues foi uma das cinco cidades atingidas pela interrupção no fornecimento de energia registrado desde às 19h54 de terça-feira (1º). Segundo a Coelba, o problema foi causado pela ação de vândalos que provocaram a queda de seis postes da linha de alta tensão em 69 kv Catu – Taquipe com o objetivo de furtar material da rede elétrica.

A cidade praticamente parou, o comércio fechou as portas mais cedo, todos os estabelecimentos deixaram de receber pagamentos via cartões de créditos e o Hospital Dr. Pedro Américo de Brito funcionou à luz de velas. Diversos procedimentos não puderam ser realizados porque a unidade adquiriu um gerador, mas o equipamento não foi instalado.

Além de Amélia Rodrigues, ficaram sem energia os municípios de Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, e São Sebastião do Passé, totalizando 46.269 unidades consumidoras.

O problema ocorreu em área de difícil acesso (mata) com passagem de gasoduto. Através de manobras no sistema elétrico, o fornecimento de energia a São Sebastião do Passé (16.584 unidades consumidoras) foi normalizado às 20h30 da terça-feira, cerca de meia hora depois da interrupção. Já em outras cidades levaram mais de 24 horas.

Oito equipes da Coelba e técnicos da Petrobras foram aos locais para restabelecer o fornecimento de energia aos municípios de Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria e Amélia Rodrigues (29.685 unidades consumidoras).

 

Informações Acorda Cidade*