Após a repercussão negativa sobre a derrubada dos incentivos fiscais a empresas, como a montadora chinesa BYD, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se pronunciou sobre o tema neste sábado (8).
O problema ficou evidente quando, em meio à votação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, entre a noite de quinta (6) e madrugada de sexta (7), a tal proposta foi levantada e o deputado Otto Filho (PSD), da base governista baiana, apoiou.
No entanto, o chefe do executivo estadual afirma que isso não atrapalha as negociações que estão sendo mantidas com a empresa, que deseja instalar sua fábrica em Camaçari. Aliás, em nota divulgada à imprensa, Jerônimo diz que as conversas prosseguem normalmente, o que demonstra que a derrubada dos benefícios impediu o interesse da BYD.
Ele ainda reforça que acredita na mudança da medida, que pode ser derrubada no Senado Federal. “O governo baiano tem a expectativa de que ocorra, durante a tramitação da Reforma Tributária no Congresso Nacional, a reversão da decisão para que seja prorrogado o regime automotivo federal, com inclusão do Estado da Bahia”, diz.
Caso o impedimento dos benefícios seja autorizado pelos senadores, há um grande risco de que a sede da empresa chinesa não seja instalada por enquanto.