A produção industrial brasileira voltou a crescer, após três meses consecutivos de queda. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento foi estimado em 0,8%, no mês de agosto. O resultado é o melhor para um mês de agosto desde 2014 (0,9%).
O crescimento também é o melhor resultado mensal desde junho de 2018, quando houve avanço de 12,6%, na comparação com o mês imediatamente anterior.
Segundo o IBGE, a recuperação foi puxada pela indústria extrativa que cresceu 6,6% no mês, impulsionada pelo aumento na extração de minério de ferro, petróleo e gás.
No entanto, mesmo com o resultado positivo, o ritmo de recuperação ainda é lento. Na comparação com agosto do ano passado, a produção caiu 2,3%. No acumulado nos nove primeiros meses do ano, o setor acumula queda de 1,7%.
Em 12 meses, a perda de ritmo é ainda maior, ao passar de -1,3% em julho para -1,7% em agosto, permanecendo em uma trajetória de queda iniciada em julho do ano passado.