A Organização das Nações Unidas (ONU) galardoou a empreendedora baiana, Anna Luísa Beserra, de 21 anos, com o Prêmio Jovens Campeões da Terra. A jovem é a primeira brasileira a ganhar uma premiação da ONU, que veio através da criação da start up “Aqualuz”, uma tecnologia utilizada para filtrar água por meio da luz solar.
A premiação será realizada durante a 74ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, marcada para a próxima quinta-feira (26), em Nova York.
Segundo Anna Luísa, desde criança, teve vontade de ser cientista. Quando estava no Ensino Médio, aos 15 anos, ela viu um cartaz do Prêmio Jovem Cientista, em que o tema era água.
“Foi aí que tudo começou de fato. Comecei a ter algumas ideias para ajudar a própria região. Porque a gente sempre ouve falar, apesar de não estar vivendo, sobre a questão da seca e da falta de água potável para o semiárido e os problemas que isso acarreta para essas pessoas”, contou.
Sobre o Aqualuz, Beserra explicou que ” é a única tecnologia do mundo voltada para o tratamento de água cisterna. A gente só precisa encaixar ele na bomba. A pessoa vai bombear essa água e vai estar armazenado diretamente no nosso reservatório de 10 litros e vai ficar exposta na luz solar”.
Ainda de acordo com ela, o tratamento da água dura de 2 a 4 horas. Depois a água pode ser consumida.
Ciência sendo utilizada para solucionar problemas do cotidiano da realidade dela e de sua comunidade, tendo um impacto direto nos índices de saúde e bem estar de nossa sociedade. Simplesmente fantástica. Parabéns. Esses são nossos verdadeiros heróis. Pois MESMO com pouco recurso, promovem grandes TRANSFORMAÇÕES.
Boa noite,, meu nome e Wilkens Beauge eu sou haitiano moro no brasil à 6 anos eu gostei muito desse projeto, eu quero muito que voce me ajuda à chega esse projeto no meu pais porque agente estao precisando muito,, obrigado ja pela sua atencao