Na manhã desta segunda-feira (14/12), ao longo da primeira edição do programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93,1 / rádio Metropolitana Web), o radialista Roque Santos conversou com o tenente-coronel BM, Bruno André Fanelli, que assume o comando do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (10ºGBM/Camaçari).

Na oportunidade, Fanelli garantiu que “as expectativas são as melhores possíveis” e destacou a “implantação de várias ideias para capacitar e adquirir novos equipamentos”, visando sempre a continua melhoria do serviço prestado pelo grupamento. O tenente-coronel ainda frisou que também serão adotadas “muitas ações preventivas”.

O tenente-coronel BM Bruno André Fanelli aparece ao centro da foto. (Reprodução / Ascom 10ºGBM/Camaçari)

O tenente-coronel explicou que as equipes são acionadas por uma central, que fica localizada em Salvador; é a partir dessa interposição que as guarnições do 10ºGBM/Camaçari são acionadas. O número é o 193.

Cabe frisar que o bombeiro é o profissional responsável por prevenir as situações de risco e por agir quando existem situações emergenciais. Ele passa por um intenso treinamento para atuar em ocorrências como incêndios, desabamentos, afogamentos, explosões, vazamentos, acidentes e demais eventos em que a vida humana, a natureza e o patrimônio estejam em perigo.

Ademais, questionado pelo radialista sobre as atribuições, principalmente se tratando de estabelecimentos, o tenente-coronel lembrou que esses locais “precisam passar por uma vistoria” do Corpo de Bombeiros.

A fiscalização prévia de ambientes abertos ou fechados, com o objetivo de eliminar ameaças, é uma das mais importantes incumbências da corporação. Eles também podem realizar cursos e campanhas educativas de primeiros socorros e de segurança no trabalho.

“O ideal é que os estabelecimentos procurem as orientações do Corpo de Bombeiros para receber as devidas recomendações”, alerta Fanelli.

Por fim, entre os cuidados que a população deve ter no cotidiano, o tenente-coronel ressaltou um hábito que para alguns pode ser inócuo mas, na verdade, acarreta um grande risco: dormir com o celular carregando na cama. Essa atitude pode provocar um grave acidente, ou mesmo um incêndio.

Outras informações

Anteriormente, o 10ºGBM/Camaçari era comandado pelo tenente-coronel BM Lanusse Araújo, que permaneceu na função por quase cinco anos.

A passagem do comando aconteceu em uma cerimônia, com todas as honras militares, no dia 29 de outubro de 2020.

Cerimônia de posse do novo comandante do 10ºGBM. (Reprodução / Ascom 10ºGBM/Camaçari)
0 0 votos
Article Rating