A Arena Fonte Nova será entregue nesta quinta-feira, 28, ao governo do Estado da Bahia após quase dois anos de obras físicas. O ato de transferência, contudo, acontece longe da pompa que um evento deste porte poderia vir a sugerir.

Não haverá qualquer cerimônia pública para marcar a data, e muito menos discurso do governador Jaques Wagner (PT), que segue nesta quinta em agenda de compromissos distante do estádio de Nazaré, segundo os assessores que lhe prestam serviço.

Isso porque, apesar da entrega ao Estado, cumprindo parte do contrato de Parceria Público Privada (PPP), assinado em janeiro de 2010, as obras civis da arena (contempladas no escopo original) seguirão em andamento.

De acordo com o Adalberto Galvão, presidente Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia (Sintepav), da qual a maioria dos operários da Fonte mantém vínculo, a data estimada para terminar todos os 'retoques' necessários é de, no mínimo, mais 20 dias.

"Estimamos o dia 20 de março para terminarmos tudo. Isso baseado no mapa de execução da obra que temos acesso. Pelo que me lembro falta a parte de acesso ao estádio, instalação elétrica, pintura externa e interna, colocação dos assentos e o edifício garagem. Vai dar pra terminar tudo, mas ainda precisamos de mais tempo", pontuou o líder sindical.

Consultado pela reportagem de A TARDE, o consórcio OAS / Odebrecht, braço privado do empreendimento, não quis se pronunciar sobre o assunto. Por contrato de PPP, a data inicial de entrega da Arena Fonte Nova deveria ser em 31 de dezembro de 2012, posteriormente adiada em comum acordo entre as partes (governo e consórcio) e sem a cobrança das multas à iniciativa privada – diferente do que previa o convênio assinado.

Para o dia 13 de março, está prevista a última inspeção oficial da Fifa ao estádio baiano. Ainda não é certo se o secretário-geral da entidade suíça, Jerôme Valcke, virá. Em paralelo a esta visita, técnicos da Fifa realizarão testes na Fonte Nova para atestar a qualidade do material utilizado, em comparação ao que foi exigido no caderno de encargos (espécie de roteiro da obra) da Copa do Mundo.

Semana Santa – A inauguração oficial – esta sim com estimativa de festa com os cantores Ivete Sangalo, Saulo e Carlinhos Brown – continua sem data para acontecer. Até semana passada, o dia marcado era o aniversário de Salvador (29 de março).

O governo, porém, preferiu adiar temendo esvaziamento na inauguração, sob o argumento que a data coincide com a sexta-feira da paixão, na Semana Santa. Fonte: A Tarde