Evento Arraia do Chico, edição 2017, que aconteceria na cidade de São Francisco do Conde, foi cancelado devido ao atual cenário econômico que o país enfrenta, o qual também atinge o município de São Francisco do Conde.
Por meio de nota, a Prefeitura de São Francisco do Conde disse ainda que, além da crise econômica, outro fator seria as despesas que precisariam ser realizadas, frente a uma série de prioridades que a gestão tem com a população franciscana.
Para a secretária de Turismo, Ússula Flávia, não se trata apenas de reduzir custos, mas de trazer uma proposta de sustentabilidade ao evento. “A Prefeitura entende que é preciso maximizar resultados, atrair mais investidores, gerar mais emprego e renda, fazer com que circule um número maior de recursos no município, por isso a gestão Evandro Almeida foi sensível à necessidade de recuar nesse momento para atender as necessidades administrativas da própria gestão”, declara a secretária
A decisão pela suspensão do evento foi tomada após uma exaustiva discussão entre o colegiado municipal, composto pelo prefeito Evandro Almeida e todos os secretários municipais.
O prefeito Evandro Almeida ressaltou ainda suas prioridades de gestão. “A crise político-econômica que afeta o país tem feito muitos municípios repensarem suas festas de São João, como também é o caso de São Francisco do Conde. Entendemos que a nossa necessidade atual principal é a de assegurar uma saúde e uma educação de qualidade para os nossos munícipes e o funcionamento pleno da administração, com os direitos dos nossos servidores salvaguardados”, aponta o gestor.
Para Almeida, a suspensão do Arraiá do Chico segue na perspectiva de garantir outras realizações na cidade, como o da execução de obras essenciais ao desenvolvimento do município e a manutenção de sua decisão em realizar o pleito antigo e tão almejado pelos funcionários da Prefeitura, que é o Enquadramento do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais Estáveis Celetistas e Estatutários, o qual ocorrerá em novembro deste ano, enquanto que a data-base com o reajuste salarial desses mesmos profissionais será dado no mês de maio retroativo a abril.