O Arraiá do Chico, a maior festa junina da Região Metropolitana, que acontece em São Francisco do Conde, cidade a 67 km da capital baiana, divulga mais três atrações de peso que vão abrilhantar ainda mais a grade de atrações. Entraram na programação do arraiá a banda Rastapé, com seu forró pé-de-serra, o sertanejo Danniel Vieira e o eclético Paulo Góes. O que não vai faltar é forró e sertanejo da melhor qualidade para animar todos os presentes nessa grande festa.
Este ano, o Arraiá do Chico homenageia “O Melhor do Interior” – tema dos festejos 2013. Ao chegar a São Francisco do Conde os visitantes já terão a sensação de aconchego junino, vivenciada através da cultura, beleza, comidas e tradições típicas do interior da Bahia. Um público de 40 e 50 mil pessoas é esperado diariamente na festa, que acontece nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho.
Já são presenças garantidas as bandas: Chiclete com Banana, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Bruno e Marrone, Pablo, Harmonia do Samba, entre outros sucessos. Visite o site oficial do Arraiá do Chico (www.arraiadochico.com.br) e saiba de tudo sobre a festa.
Saúde lista serviços disponibilizados durante o Arraiá
Visando oferecer serviços da melhor qualidade aos sanfranciscanos e visitantes durante os festejos juninos, a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) preparou um plano de ação para ser desenvolvido nos dias do Arraiá do Chico (22, 23, 24, 28 e 29 de junho). Para isso, serão realizadas no entorno da festa algumas ações consideradas prioritárias e fundamentais, tais como: distribuição de preservativos, vigilância de barracas e dois postos de saúde em áreas próximas ao circuito.
A primeira ação adotada será a montagem de um Posto de Acolhimento para os foliões, com os serviços de verificação de Tensão Arterial (TA), glicemia e pequenos curativos; recebimento de pessoas alcoolizadas e transferência de pacientes com maior risco. O posto contará ainda com uma ambulância de apoio.
A segunda ação vai ser o stand da Vigilância à Saúde. O trabalho da equipe é fiscalizar a qualidade e higiene da comida e bebida comercializada no arraiá, distribuir kits higiênicos aos barraqueiros e fiscalizar irregularidades que possam causar riscos à saúde. Além disso, eles farão a distribuição de camisinhas e materiais educativos. E, por fim, a equipe da saúde vai montar, no Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM), uma unidade de atendimento com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse posto, próximo ao palco principal da festa, visa a resolutividade de casos que antes teriam que ser encaminhados ao hospital. Dessa maneira, o serviço da unidade hospitalar ficará reservado apenas aos casos mais graves e as demandas diárias.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também vai estar de plantão 24h por dia dando total assistência dentro e fora da festa.