Na noite desta terça-feira (9), o programa ‘Conectado’ (transmitido pelas redes sociais do BNA) contou com a participação do secretário de Saúde de Camaçari, Dr. Luiz Duplat. Na ocasião, ele destacou que, conforme projeção municipal, até o dia 18 deste mês, Camaçari deve apresentar cerca de 1.000 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19).

“No dia de hoje [9 de junho] nós estamos com 465 casos. Nós estamos tendo uma duplicação de casos em torno de oito a nove dias, a cada oito, nove dias, nós estamos duplicando casos. Então, como hoje é dia 9, por volta lá do dia 15 pra 18, nós estaremos em torno de 1.000 casos no nosso município”, contou.

Ainda de acordo com o secretário, atualmente, a cidade “está dentro do planejamento”.

“Está dentro do nosso planejamento, que foi realizado lá desde o meado do mês de março. O primeiro caso foi confirmado em Camaçari no dia vinte [20] de março, mas, antes disso, nós já estávamos nos planejando em relação ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. Haja vista que nós orientamos a suspensão do Festival de Arembepe, já lá no início de março, e coincidentemente, o primeiro caso do coronavírus em Camaçari aconteceu, justamente, no dia que seria a Lavagem de Arembepe, no dia vinte [20] de março”, frisou.

“Os números que Camaçari apresenta hoje, se você comparar com outros municípios circunvizinhos, ou até mesmo com aqueles que tem a população semelhante à Camaçari, são números bem confortáveis, em relação a esses municípios. Tem município vizinho com menos da metade da população e apresenta número de casos bem superior a Camaçari. Isso se deve também a atuação que o prefeito Antônio Elinaldo teve desde o início da pandemia, quando ele suspendeu as aulas, as atividades escolares, as reuniões, o fechamento do comércio, ultimamente com o toque de recolher, inclusive, com o fechamento da Feira, que todos nós sabemos o amor e a dedicação que ele tem com a Feira, já que a origem dele é da Feira, ele teve que tomar essa medida dura, porém, necessária, para combater o coronavírus. Daí, nós estamos no planekar, em torno da pandemia a pessoa planeja uma coisa pra executar no dia seguinte e, as vezes, quando chega no dia seguinte tem que modificar esse planejamento. Daí, eu ressalto a importância e a qualidade da nossa equipe de técnicos da Secretaria de Saúde, assim como o apoio obtido nas outras secretarias da prefeitura, com todos os outros secretário. Todos estamos envolvidos no enfrentamento ao coronavírus”, acrescentou.

Leitos

O secretário também falou sobre a situação das taxas de ocupação dos leitos em Camaçari.

“Hoje, em termo de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] no Centro Intensivo, localizado na Avenida Luíz Eduardo Magalhães, nós estamos com a ocupação de 90% desses leitos. E, no credenciamento da Clínica Santa Helena, nós estamos com a ocupação, com a taxa de ocupação lá, de 20%. Então, a gente tá ainda com a margem confortável em termo de leitos de UTI. E, nos semi UTIs, lá do Centro Intensivo, nós estamos com a taxa de ocupação de 89%, quase 90%. E, dos leitos de recuparação de lá, do Centro Intensivo, com 40%  da taxa de ocupação”, garantiu.

“No Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus, que se localiza no antigo Hospital da Mulher, lá com 20 leitos, nós estamos com a ocupação, hoje, dados de agora à noite, de 40%. Então, essas são as nossas taxas de ocupação”, complementou.

Para assistir a entrevista na íntegra clique aqui.

0 0 votos
Article Rating