Ativista pela educação e Prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai, de 22 anos, se formou pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Malala que ficou conhecida por lutar pelo direito de estudar, anunciou sua formatura em uma rede social.
“É difícil expressar minha gratidão agora que eu consegui meu diploma de filosofia, política e economia em Oxford. Não sei o que virá adiante.”
Ela afirmou que, por ora, pretende ver filmes, ler e dormir. Como lembra o G1, aos 11, Malala queria ser uma doutora. A escola onde ela estudava no noroeste do Paquistão foi fechada por militantes do Talibã. Garota, ela virou um símbolo na luta contra o grupo.
Em outubro de 2012, quando ela tinha 14, homens mascarados do Talibã entraram em um ônibus cheio de crianças e dispararam tiros na sua cabeça. Duas outras garotas também foram feridas pelos disparos. As três sobreviveram.
Na época,o Talibã afirmou que ela representava valores do Ocidente e que ainda tentaria matá-la. Malala e a família se refugiaram na Inglaterra.
Em outubro de 2014, o comitê do Nobel anunciou a entrega do prêmio da Paz à Malala “pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação”. Ela foi aprovada para estudar em Oxford em 2017.