Ele integra a equipe da Seleção Brasileira de Futebol e vai atuar como goleiro, durante a competição que acontece de 18 a 25 de novembro, em Assunção, no Paraguai.
Polivalente, o jovem atleta joga futebol, basquete, handebol e hóquei sobre piso. Já foi campeão nível II, nos jogos estaduais da Associação Pestalozzi, na modalidade futsal, este ano, e campeão na modalidade basquetebol, pelos Jogos Escolares de Camaçari, em 2008.
Portador de deficiência mental, Gilmar Conceição mora na localidade de Capivara e cursa o 2º ano do ensino fundamental na escola regular da Associação Pestalozzi, entidade em que é atendido desde 1997. O jovem de Camaçari é um dos dois baianos convidados pela Coordenação Estadual das Olimpíadas Especiais a participar da Copa América.
A Copa América é realizada através do Programa Olimpíadas Especiais, desenvolvido especificamente para atender pessoas com deficiência mental. Além do Brasil, participam da Copa América das Olimpíadas Especiais as seleções do Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela. As informações são da Ascom da Prefeitura de Camaçari.