O sistema de monitoramento do pedágio da Rodovia dos Bandeirantes, no estado de São Paulo, registrou a passagem de 6.661 veículos durante o passeio de motociclistas em favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato ocorreu na manhã do último sábado (12) e chegou a ser divulgada nas redes sociais a falsa informação de que 1,3 milhões de motos estiveram no local.

Segundo informado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) nesta quarta-feira (16), o número foi reduzido, como indicado em contagem feita entre 11h e 12h30, no trecho inicial do ato.

Após o evento, a informação falsa de que a “motociata” foi parar no livro mundial de recordes devido à alta adesão da população foi disseminada por apoiadores do governo federal. No entanto, a própria Secretaria da Segurança Pública de São Paulo trouxe a estimativa de que cerca de 12 mil motos estiveram no sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista.

Quanto aos dados da Artesp, como o sistema de pedágio da rodovia não é próprio para identificar a passagem de motos, pois a tarifa não é cobrada a esses veículos na região, é possível que motocicletas que tenham passado lado a lado com distância menor que 1,5 tenham sido contabilizadas como veículos únicos. Isso significa que a quantidade pode ter sido maior que 6.661, mas não necessariamente o dobro do detectado.

0 0 votos
Article Rating