A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) cancelou o semestre letivo 2016.2, que teria início previsto para 1º de fevereiro de 2017. Segundo a administração da instituição, a decisão foi por cauda da defasagem do calendário, que vinha acumulando atrasos por contas de greves e paralisações.
Normalmente, a Uefs faz dois vestibulares por ano: um no final do ano e outro no primeiro semestre. O processo seletivo 2016.1, que deveria ter sido feito no final de 2015, só foi realizado em março de 2016. Com isso, a seleção para o semestre 2016.2, que deveria ter acontecido até abril deste ano, foi cancelada.
Em nota, a administração da Uefs diz que “a defasagem no calendário vem se acumulando há anos como consequência das lutas de professores, estudantes e funcionários, através de paralisações e greves, sobretudo por parte do movimento docente, em defesa da qualidade da Uefs e de seu estatuto de universidade pública, gratuita e socialmente referenciada”. O documento ainda nega haver qualquer associação entre a decisão e problemas de custeio e investimento.
Com cancelamento do semestre 2016.2, o próximo vestibular, para o semestre 2017.1, será realizado em 20 e 21 de novembro de 2016, com as aulas começando em fevereiro de 2017. Ainda segundo a universidade, em julho de 2017 está previsto o ingresso da turma 2017.2, a partir do processo seletivo que deverá acontecer no início do mesmo ano, e assim sucessivamente.
Ainda segundo nota divulgada pela administração da Uefs, o cancelamento do semestre 2016.2 não afeta a continuidade das atividades regulares da instituição, e o fluxo de alunos que entram anualmente na Uefs não sofrem qualquer alteração.