Na manhã desta segunda-feira, 17, autoridades, estudantes e membros da população de Camaçari, se reuniram no auditório da Cidade do Saber, na aula inaugural que deu início as atividades da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no município.

O evento iniciou oficialmente o semestre letivo do curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação. Foram ofertadas 100 vagas inicialmente para o graduação.

Na ocasião estiveram presentes; o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo, a secretária de Educação do município, Neurilene Martins, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, o vice-reitor Paulo César Miguez de Oliveira, a diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, professora Valterlinda Alves de Oliveira Queiroz, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, o tenente coronel Marcelo Grun, além de vereadores e outros secretários da gestão municipal.

Em entrevista para o Bahia No Ar, a secretária Neurilene Martins pontuou a implantação da instituição federal  significa ampliar as oportunidades de desenvolvimento no município. “A educação de ensino superior é direito de todos e tem relação direta com a produção de uma qualidade de vida”, disse.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, afirmou que a instalação da universidade é um grande passo para a formação e capacitação do estudantes da região. “A UFBA traz qualidade para essa região, esse é um compromisso nosso, expandir o ensino superior, pois ainda existe um deficit muito significativo de vagas e a gente tem que fazer com a nossa marca”, falou.

O prefeito Elinaldo enfatizou que o governo não vai medir esforços para ser parceiro da universidade, assim como buscar caminhos para que a mesma logo esteja em sua sede própria.

O campus da UFBA em Camçari funcionará, inicialmente, nas dependências do Prédio Capacitação da Cidade do Saber – espaço cedido temporariamente pela prefeitura – até a conclusão do espaço definitivo, que será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.

Para abrigar definitivamente o Campus Camaçari, o antigo Ceped passará por uma série de reformas sob a responsabilidade da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA (Sumai). O projeto arquitetônico para o campus prevê infraestrutura com auditório, biblioteca, restaurante universitário, laboratórios, um edifício para as salas de aula e novas instalações para o funcionamento de colegiados, departamentos, grupos de pesquisas e sala de professores, bem como as demais atividades administrativas, e deve estar concluída em um prazo previsto de dois anos.

Assista a reportagem completa:

https://www.youtube.com/watch?v=sTZNAcnswwE

 

 

0 0 votos
Article Rating