O secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, pediu demissão do cargo na manhã desta quarta-feira, 15. A informação foi divulgada através de nota oficial da pasta.
A saída de Wanderson já era esperada especulada nos bastidores do governo, assim como de outros membros do ministério por conta dos atritos entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Luiz Henrique Mandetta.
Vale lembrar que a demissão de Wanderson ocorre em meio à pandemia de coronavírus. Enquanto secretário, ele vinha sendo uma das autoridades do ministério que mais participavam das ações da pasta sobre o enfrentamento ao vírus e estava presente em boa parte das entrevistas coletivas do ministério sobre o assunto.
Desde que foi ventilada na última semana a possível demissão do ministro Mandetta, a equipe próxima a ele já tinha sinalizado que deixaria os cargos, caso o ministro não estivesse no comando do ministério.
Assim como o ministro, o ex-secretário é defensor do isolamento social como estratégia de contenção do vírus e acabou se opondo ao posicionamento de Bolsonaro.