Pouco menos de um mês após contabilizar 497 pacientes aguardando vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, a Bahia registrou uma expressiva redução na fila de regulação. Segundo divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), este número caiu par 66, no sábado (10).

O número exorbitante de quase 500 pessoas precisando de leitos para tratar quadro de infecção pelo vírus foi registrado no dia 13 de março, no período considerado como o pico da segunda onda de disseminação da doença. A Sesab ressalta que, ainda assim, os números da pandemia seguem preocupantes.

O gráfico divulgado pela Sesab registra uma quada significativa nos números, que ainda são preocupantes.

Isso porque novos leitos para tratamento desses pacientes foram abertos pelos governos estadual e municipais, reduzindo a fila de espera, mas não o contágio pela Covid-19. 83% dos leitos de UTI destinados a adultos estão ocupados. Já a enfermaria adulto opera com 61% das vagas preenchidas. No total, 840.976 pessoas se contaminaram pela doença na Bahia desde o começo da pandemia e 14.587 ainda lutam por sua recuperação.

“É indispensável que você siga cumprindo todas as recomendações de prevenção para vencermos o vírus: use máscara, evite aglomerações e higienize as mãos com frequência”, o órgão de Saúde estadual destacou ao divulgar os dados da fila de regulação.

0 0 votos
Article Rating