A temporada de baleias no Brasil normalmente vai de junho a novembro, quando elas se aproximam das águas mais quentinhas da costa do país para reprodução. Essa aproximação muitas vezes pode causar encalhamentos, situação que ocorreu em Caipe, distrito de São Francisco do Conde.
Moradores da região enviaram imagens em que uma baleia aparece “presa” em águas rasas. Segundo eles, ela está nesta situação há dois dias. “A primeira aparição dela foi em Ilha de Maré. Ela apareceu presa e o pessoal soltou. Ela veio para Madre de Deus e ficou rondando por aqui. Quando foi anteontem ela ficou presa na areia e o pessoal conseguiu tirar. Ontem ela veio e ficou presa novamente, mas agora é um local mais fundo. Precisa de recurso para fazer algo para tirar ela e não a machuque”, explicou uma moradora da região.
O Bahia no Ar entrou em contato com o Instituto Baleia Jubarte, que é uma organização não governamental ambiental brasileira com foco no conservacionismo de baleias, mas não teve retorno até o momento.