Os membros das forças de segurança e salvamento da Bahia começarão a ser imunizados contra a Covid-19, nesta quinta-feira (1). A iniciativa incluirá policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais com mais de 50 anos de idade, conforme definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclareceu que a vacinação contemplará todos que estão na ativa, mas ocorre de modo escalonado. A decisão é vista como acertada também pelo secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino. “Durante a pandemia, cerca de 6.400 policiais e bombeiros da ativa foram afastados do trabalho por suspeita de infecção e 34 morreram”, justifica.

Previstas no Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, as forças de salvamento vêm enfrentando grande exposição ao vírus, alguns inclusive agem diretamente no combate às aglomerações. Até então, na Bahia, 1.472.466 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, um pequeno número diante do volume populacional do estado.

0 0 votos
Article Rating