Duas novas mortes foram registradas na Bahia devido a dengue nesta segunda-feira (8). Com isso o número total de óbitos pela doença no estado subiu para 30.

As mortes foram registradas em Feira de Santana, a cerda de 100 km de Salvador, e Encruzilhada, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, foram registrados 114.809 casos prováveis de dengue na Bahia até o domingo (7). O total é 788% maior que o número registrado no mesmo período do ano passado, em que o estado somava 14.561 notificações.

No total, 265 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue, enquanto outros 80 estavam em risco e 18 em alerta para o combate do mosquito que além de transmitir dengue, também é vetor para outras duas arboviroses: zika e chikungunya.

Vacinação

A Bahia dispensou cerca de 15 mil doses de vacinas contra dengue começaram a ser redistribuídas para 10 municípios baianos nesta terça-feira (9). A orientação de reforço veio do Ministério da Saúde. O objetivo é que nenhuma dose seja perdida.

Até esta terça-feira, o público que pode se vacinar gratuitamente na Bahia é composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.
A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de 02 a 07 dias, associada à cefaléia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema. Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.

A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.

Brasil bate recorde histórico de mortes por dengue

O número de mortes por dengue bateu record no Brasil em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda-feira (08), o país registrou 1.116 mortes nas primeiras treze semanas deste ano, uma taxa inédita. Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000.

0 0 votos
Article Rating