A vacinação em primeira dose contra Covid-19, interrompida nas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), poderá ser retomada nos próximos dias. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, um novo lote de imunizantes será entregue ao estado nesta quinta-feira (13), devendo conter cerca de 500 mil doses.

O Ministério da Saúde receberá 6.3 milhões de imunizantes, sendo 3.8 milhões da Orxford/AstraZeneca e os outros 2.5 milhões de CoronaVac, vacina produzida em parceria com o Instituto Butantan. A última entrega à Bahia ocorreu na quinta-feira (8), contendo quase 282 mil doses, distribuídas e rapidamente esgotadas em cidades como Lauro de Freitas, Simões Filho, Camaçari e Salvador.

A possibilidade da chegada de novas doses na quinta-feira já tinha sido levantada pelo secretário mais cedo, no entanto, este se queixou quanto à escassez de informações que deveriam ser garantidas pelo ministério da Saúde. “Nós não temos quantitativos, nós não temos data nem temos horário. Às vezes nós ficamos sabendo do horário de chegada da vacina na noite anterior à chegada”, ele afirmou, criticando o setor de logística do órgão federal.

Até então, 1.964.540 pessoas receberam a primeira dose de imunização contra a Covid-19 na Bahia, resultando num total de 96,5% das doses aplicadas. Por outro lado, só 44% das vacinas distribuídas para a segunda imunização foram utilizadas.

0 0 votos
Article Rating