Até domingo (16), a Bahia se transforma na sede internacional da luta olímpica com a disputa do Campeonato Mundial Júnior de Wrestling. A abertura da competição, que acontece pela primeira vez na América do Sul, foi realizada na noite desta terça-feira (11), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O governador Rui Costa esteve entre as autoridades presentes na cerimônia.

Luta

A Bahia foi escolhida pela Confederação Mundial de Wrestling como sede por oferecer as melhores condições para o evento durante a defesa da candidatura, na cidade polonesa de Walzbrych, em março deste ano. Concorreram também Lausanne (Suíça), Sofia (Bulgária), além de três capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

 

Esporte antigo

O mundial reúne 600 atletas, entre 18 e 20 anos, de 62 países, além de equipes técnicas e dirigentes. Antes mesmo da abertura oficial, o programa do primeiro dia de competições foi aberto, no final da manhã, com as fases eliminatórias e repescagens do estilo greco-romano. A cada dia são disputadas quatro categorias de peso.

Desta quarta a sexta-feira (12 a 14), lutadores da modalidade realizam ‘clínicas’, em 50 escolas estaduais e municipais de Salvador e região metropolitana, para difundir o esporte entre crianças e jovens baianos. Um dos esportes olímpicos mais antigos, a luta faz parte do cronograma dos jogos Rio 2016 e é disputada nos estilos livre masculino e feminino e greco-romano masculino. No mundial júnior, cada estilo tem oito categorias de peso entre 50 kg e 120 kg.