Especialistas e autoridades em saúde alertaram na quarta-feira (5) que a Bahia saiu da lista dos estados com média móvel de óbitos provocados pelo novo coronavírus (Covi-19), em estabilidade. Eles apontaram que a taxa em relação aos 14 dias subiu mais de 15%.

Segundo dados dos especialista baianos, na terça-feira (4), por exemplo, a Bahia já havia registrado uma alta de 17% na média móvel dos casos de morte por Covid-19. Os especialistas consideram que até 15 % é uma taxa considerável estável, acima disso, a média está em alta. Na quarta-feira, o índice aumentou para 18%.

No dia 22 de julho, a média era de 50 vítimas, na quarta-feira, 14 dias depois, esse índice passou para 58.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o número de mortes varia muito de um dia para o outro, porque os dados demoram a serem confirmados, e que o aumento na média móvel, no entanto, também se deve ao crescimento dos casos da doença nas últimas semanas.

Outra questão apontada pelos especialistas baianos, em relação à contagem dos dados que pode interferir na média móvel, diz respeito aos registros diários da doença, feitos nos boletins municipais, nem sempre estarem de acordo com os dados da secretaria estadual.

Um exemplo desse “desencontro” de informações está em Ilhéus: na quarta, no boletim da Sesab, 156 mortes foram computadas pela secretaria municipal, e 124 pela Sesab. Em Camaçari, os dados municipais destacavam o total de 74 óbitos, e dos da Sesab 59.

5 1 voto
Article Rating