A Bahia está entre os quatro estados da região Nordeste que mais perdem com a mudança nos critérios da divisão dos recursos do leilão da cessão onerosa, conforme dados de uma planilha que circulou entre os governadores do Nordeste, na última quarta-feira (9). Os outros estados são: Pernambuco (PE), Ceará (CE), Piauí (PI) e Alagoas (AL).

Segundo informações da coluna Painel, da Folha, os cálculos mostram que o novo texto deve render aos cinco estados nordestinos citados, pelo menos, R$ 1 bilhão a menos em relação à versão inicial da proposta.

Na avaliação do governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), o Congresso Nacional optou em “tirar dos mais pobres para pagar a conta da União aos mais ricos”.

Já os integrantes da equipe econômica destacam que essas contas ainda podem enrolar o debate sobre o tema no Senado, local em que os estados têm maior equilíbrio de força. Na Câmara, Sul e Sudeste contam com mais parlamentares.

Por fim, uma outra perda sinalizada pelos governadores nordestinos diz respeito a isenção do Imposto de Renda (IR) sobre o valor pago no leilão. O cálculo destaca que todos os estados vão levar cerca de R$ 5,7 bilhões a menos e, assim a região Nordeste é a que mais perde.

0 0 votos
Article Rating