Apresentando um bom futebol, principalmente no segundo tempo, o Bahia fez valer o mando de campo, goleou o Itabuna por 4 a 1, e garantiu presença na final do Campeonato Baiano de 2023. O tricolor precisava vencer com pelo menos dois gols de diferença para ir à decisão sem a necessidade de penalidades, mas foi além e avançou sem grandes dificuldades no jogo disputado na Arena Fonte Nova.
Precisando vencer com dois gols de diferença para evitar uma disputa por penalidades o Bahia partiu com tudo para cima do Itabuna, e antes dos 15 minutos inaugurou o marcados. Após marcação duvidosa de penalti, o atacante Everaldo deslocou o goleiro, marcando o primeiro gol do tricolor na partida.
O Bahia ainda tentou o segundo gol, mas não conseguiu finalizações. Na melhor oportunidade a bola bateu no zagueiro que salvou praticamente em cima da linha. O Itabuna respondia em contra-ataques e nas bolas paradas.
No segundo tempo o Bahia conseguiu respirar aliviado e tirar o peso das costas aos 7 minutos com Cauly, que de cabeça marcou o segundo gol do tricolor. Três miutos depois foi a vez de Everaldo recebeu ótima assistência de Vitor Jacaré, e livre na pequena só tirar do goleiro.
O Itabuna diminuiu e levou drama à partida aos 31 minutos com Cesinha em cobrança de penalti. Mas, aos 41 minutos Cauly recebeu ótimo passe, avançou e tocou para o fundo das redes, selando a classificação do Bahia à final do Baianão.