De acordo com informações disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Bahia recebeu aproximadamente 30 mil doses da vacina pentavalente, que atua na prevenção da difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria do influenza tipo B. Desde setembro a vacina estava em falta no estado. No entanto, a Sesab assegura que a quantidade não é suficiente.
A Sesab não detalhou em números qual seria a demanda para a vacina. Entretanto, em setembro, quando ocorreu o desabastecimento, a secretaria chegou a divulgar que 120 crianças aguardariam as vacinas neste mês.
Na rede pública de saúde a pentavalente é destinada ao público alvo, os bebês; estes devem tomar três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida.
Reabastecimento
Segundo o Ministério da Saúde, o reabastecimento das vacinas pentavalente deve ser regularizado no mês de novembro, em todo o país, tendo em vista que foi realizada, segundo o setor governamental, a compra de 6,6 milhões de doses que chegou de forma escalonada no país em agosto.
O fornecimento das doses foram parcialmente suspensos em julho, devido à problemas nos lotes da imunização; eles foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), como também na análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Com informações G1.