Nesta segunda-feira, 11 de janeiro de 2021, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou o coronel Paulo Coutinho como novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia. Antes, o cargo era ocupado pelo coronel Anselmo Brandão.

“Confirmei hoje o coronel Paulo Coutinho como novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia […] Vamos continuar trabalhando para ter uma segurança pública cada vez mais eficiente para o estado”, frisou Rui.

Ainda segundo o petista, a nomeação de Coutinho acontecerá na terça-feira (12/1) e um dia depois, na quarta-feira (13/1), está programada a transmissão do cargo.

Sobre Paulo Coutinho

Paulo Coutinho é recifense e ocupava o posto de comandante de policiamento na Região Integrada de Segurança Pública Central, em Salvador. Ele ngressou na Polícia Militar da Bahia em 1986.

Segundo informou o Governo da Bahia, Coutinho passou por diversas companhias e batalhões, comandando, inclusive, o Batalhão de Operações Especiais (Bope). O coronel concluiu cursos de especialização e pós-graduação na área de Segurança Pública.

Outras informações

No sábado (9/1), o coronel Anselmo Brandão havia completado seis anos à frente da Polícia Militar. O último comandante-geral da corporação, com mais tempo que Brandão, comandou a tropa de 6 de julho de 1913 até 17 de abril de 1920, há mais de 100 anos.

Ademais, aém da mudança no comando da Polícia Militar (PM), o Governo da Bahia já tinha anunciado outras alterações nos maiores cargos responsáveis pela segurança pública.

No sábado, por exemplo, o delegado Ivo Carvalho Tourinho assumiu o cargo de superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e para a coordenação de polícia interestadual, no qual ele ocupava, a delegada Cristiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho foi designada.

Já em dezembro do ano passado, mais especificamente no dia 23, Rui Costa anunciava o juiz federal aposentado, Ricardo César Mandarino, como novo secretário da SSP-BA. Por meio de uma live nas redes sociais, o gestor do estado também confirmou que a delegada Heloísa Brito passaria a integrar o cargo de delegada-geral da Polícia Civil, cargo ocupado pela primeira vez por uma mulher.

Naquela ocasião, o governador também revelou que o delegado Hélio Jorge estava se tornando o novo subsecretário da SSP-BA.

0 0 votos
Article Rating