O Bahia venceu o Maranhão por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (11) no Castelão e passou para a segunda fase da Copa do Brasil sem o jogo de volta, que aconteceria em Salvador na semana que vem. Na competição, o time visitante se classifica se vencer por dois ou mais gols de diferença na primeira rodada. Os gols foram marcados por Magal, no primeiro tempo, e Diones, no segundo. O time foi comandado pelo auxiliar técnico Eduardo Barroca, mas a partida foi assistida por Joel Santana, já anunciado como novo treinador do Bahia.
Mesmo sem brilho, o Bahia dominou o jogo no começo do jogo e investiu no toque de bola esperando os momentos para definir a partida. O tricolor baiano começou bem, abrindo o placar com 10 minutos de jogo. Em jogada rápida, Magal avançou do meio-campo, tirou do zagueiro e tocou na saída do goleiro, marcando seu primeiro gol com a camisa do tricolor baiano.
Aos 27, o Bahia teve uma grande chance de ampliar o placar. Dentro da área, Obina tocou para Souza, mas na hora de chutar o atacante foi travado pela zaga e o Bahia ficou com o escanteio. Aos 30 minutos, passando mal, Souza foi substituído por Zé Roberto. E foi ele mesmo quem teve outra chance de colocar o Bahia ainda mais na frente. Obina novamente fez boa jogada na área e tocou para Zé Roberto, mas o meia chutou em cima do goleiro Flauberth. Aos 42 minutos, em cobrança de falta pela direita, o tricolor baiano desperdiçou mais uma boa chance, com Neto cobrando para fora.
No final do primeiro tempo, Francisco Junior fez falta em Fahel pelo meio de campo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Maranhão em desvantagem no placar e com um a menos.
Diones marcou segundo gol tricolor e garantiu tricolor na segunda fase (Foto: arquivo/Divulgação)
Segundo tempo
Logo no começo do segundo tempo, enquanto o Maranhão tentava pressionar, o Bahia marcou novamente. O argentino Rosales tocou para Diones, na área. O volante chutou travado e o desvio em Grafite matou o goleiro Flauberth, encoberto.
Aos 23, o time da casa teve chance de diminuir em uma cobrança de falta, cabeceada por Zé Maria para fora. Com placar de 2 a 0, o Bahia fez uma mudança: o volante Toró entrou no lugar do meia Rosales. Depois, Diones saiu para entrada de Marquinhos. Aos 33 minutos, a bola foi adiantada para Zé Maria na área mas o zagueiro Titi, atrasado, derrubou o adversário. O juiz marcou pênalti e ainda expulsou o zagueiro. Jackson foi para a cobrança, mas chutou mal e facilitou o trabalho de Omar, que caiu para fazer a defesa, salvando o Bahia.
Dez minutos depois, Zé Maria recebeu e marcou o gol, mas o jogo já estava parado porque a arbitragem marcou falta de Casagrande no lance. No final do jogo, Marquinhos fez uma bela jogada e tocou para Hélder, que cortou da zaga e saiu na cara do gol, chutando para defesa de Flauberth e perdendo a chance de marcar o terceiro. Com sufoco no final, e mesmo sem inspiração, o jogo acabou 2 a 0 para o tricolor baiano.
Na próxima fase, o Bahia enfrenta ou Tupi ou Luverdense. Na primeira partida entre os times, em Juiz de Fora, o Tupi venceu o Luverdense por 1 a 0 e joga por um empate na volta, que acontece no estádio Passo das Emas, no interior do Mato Grosso. Antes, o Bahia enfrenta o Vitória da Conquista, no domingo, pelo Baianão, na reestreia de Joel Santana. Fonte: Correio