O antentado contra o diretor artístico do Bolshoi, Sergei Filin, pode ter uma jovem bailarina como pivô. De acordo com a Folha de São Paulo, a russa Anzhelina Vorontsova, de 21 anos, era a namorada de Pavel Dmitrichenko, 29, que confessou na última quarta-feira (6) ter contratado homens para atacar o diretor com ácido sulfúrico no rosto.
Segundo as autoridades russas, Dmitrichenko, que também é bailarino do Bolshoi, acusava a vítima de tentar boicotar a carreira de sua namorada. Isso porque Filin a descobriu quando tinha 16 anos e ainda comandava o Ballet Stanislavski e Nemirovitch-Danchenko. Ele se encantou com o talento de Anzhelina e a inscreveu em uma academia de prestígio.
Em 2009, porém, ela deixou o Ballet de Filin e ingressou no Bolshoi – o que teria sido considerado uma traição pelo diretor. Mais tarde, os dois passariam a trabalhar juntos novamente, quando Filin também foi contratado para o Bolshoi.
Segundo uma assistente do diretor, Dilyara Timergazina, que foi entrevistada pelo jornal americano The New York Times,a relação entre Filin e Dmitrichenko ficou abalada em dezembro de 2012. Apesar de ter recebido duas promoções e se tornado o primeiro solista da companhia, ele insistiu com o diretor artístico que deveria ser o protagonista de "La Bayadère" e que sua namorada deveria interpretar Odette e Odile, as personagens principais de "O Lago dos Cisnes". Fonte: Correio