O estoque do Banco de Sangue do HGC (Hospital Geral de Camaçari) necessita de doações de todos os tipos sanguíneos. Os mais urgentes são os grupos O e A positivo e O negativo, por serem os mais utilizados em transfusões.

É comum ocorrer redução das bolsas de sangue nos dois primeiros meses do ano, por conta das festas de fim de ano e das férias, afirma a coordenadora do Banco de Sangue, Laura Passos. Ela informou ainda que nesse período, o tipo sanguíneo O negativo é o mais procurado, “por ser doador universal”, explica.

Os interessados em realizar a doação devem se dirigir ao Banco de Sangue do HGC, na avenida Jorge Amado, s/nº, no bairro Jardim Limoeiro. Para maior comodidade das pessoas, o atendimento pode ser agendado através do telefone 3644-4252.

Para concretizar o procedimento, o candidato passa por uma triagem, na qual são observados alguns critérios importantes e necessários para a efetivação da coleta. O doador deve ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde e portar documento de identificação com foto.

Jovens com idades entre 16 e 18 anos podem doar sangue, desde que estejam acompanhados de um responsável legal, pesar 50 quilos ou mais, estar bem alimentado, não ter ingerido alimentos gordurosos nem bebida alcoólica e ter tido uma boa noite de sono.

Pessoas do sexo masculino podem doar sangue até quatro vezes por ano, obedecendo ao intervalo mínimo de dois meses. No caso das mulheres, a coleta pode ser feita no máximo três vezes no ano, com intervalo de três meses.

Caso o doador esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento, ele deve informar ao atendente, no momento da triagem, para que o profissional avalie a viabilidade da doação. Quem tem tatuagem, só pode doar sangue após um ano que o procedimento foi realizado.

O Banco de Sangue do HGC atende também as unidades de saúde dos municípios de Dias D`Ávila, Lauro de Freitas e Mata de São João e, em alguns casos, cidades vizinhas em situação de emergência de estoque.

*Informações Ascom PMC