Veículo utilizado no assalto foi incendiado pelos bandidos

Bandidos assaltaram dois bancos na manhã desta segunda-feira (6) na cidade de Mundo Novo, a 292 quilômetros de Salvador, na região da Chapada Diamantina. Um funcionário de uma das agências foi baleado durante o confronto entre policiais e criminosos.

Segundo informações da polícia, os bandidos chegaram por volta das 11h30 em dois carros – uma Ranger e um Fiesta – e atirando para cima. Eles invadiram as agências do Banco do Nordeste e Banco do Brasil (BB), que ficam em uma praça no centro da cidade.

"Eles chegaram armados, atirando para cima e invadiram os bancos. Foram muitos tiros, ouvíamos até a bala batendo no chão. Quem conseguiu, correu", contou Fabrícia Santos, funcionária de uma loja de móveis na praça municipal.

De acordo com moradores, uma viatura da Cipe-Caatinga fez ronda na cidade pela manhã, mas a ação dos bandidos começou após a saída dos policiais.

A quadrilha formada por sete homens dividiu-se em grupos; três assaltantes foram para o Banco do Nordeste e três invadiram o BB. Um bandido permaneceu na praça e obrigou clientes e moradores a fazer um escudo humano em frente às agências para evitar a aproximação da polícia.

"Eles falaram que ninguém ia se machucar porque estavam levando o dinheiro que era deles", contou um funcionário do Banco do Brasil. Ele contou como foi utilizado como escudo humano e falou do medo que tomou conta da cidade durante o assalto.

"Havia cerca de 100 pessoas na praça e todos os homens foram usados no escudo humano. Muitas passaram mal, desmaiaram, mas eles avisavam que poderia sair", contou o funcionário.

Na fuga, os bandidos jogaram moedas nas ruas e levaram como reféns o gerente, uma subgerente, e dois guardas do BB, além de dois funcionários do banco do Nordeste. A quadrilha incendiou o Ford Fiesta na praça e roubou, em seguida, um Fiat Uno utilizado pelo banco para o transporte de valores.

Na fuga, uma equipe da Cipe-Caatinga encontrou com os assaltantes em uma das avenidas do município. Houve troca de tiros e um funcionário do Banco do Nordeste, que era levado como refém no Uno roubado, foi baleado na barriga.

Ainda na zona rural, a quadrilha interceptou um ônibus da Prefeitura usado para transportar estudantes. Todos os passageiros foram obrigados a descer. Os assaltantes atiraram nos pneus e atravessaram o veículo na pista para atrapalhar a ação dos policiais. Eles fugiram com destino ao município de Tapiramutá.

"Havia muitos estudantes e eles invadiram, tomaram a chave e atravessaram o ônibus. A Polícia chegou logo depois e, conseguimos fazer uma ligação direta para ligar, senão ainda estaríamos lá", disse o motorista do ônibus Ubirajara Lopes.

O funcionário baleado foi socorrido para o Hospital Municipal, mas transferido para o Hospital Geral Clériston de Andrade, em Feira de Santana. O estado dele é considerado grave.

Agência fechada após assalto

Em dezembro do ano passado a mesma agência do Banco Brasil foi assaltada e ficou três meses fechada. Após a reabertura, os bancários adotaram o hábito de bloquear a entrada de veículos na rua com o uso de grades, nas extremidades da via.

No último assalto, dois gerentes, dois funcionários e três vigilantes foram levados como reféns. O assalto durou cerca de 30 minutos. Cerca de 12 assaltantes em dois carros participaram da ação. (Fonte: CB)