Na manhã deste sábado (18), durante entrevista ao repórter Valfredo Silva, do programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1), ouvintes do município de Simões Filho relataram transtornos na utilização do aplicativo fornecido pela Caixa Econômica Federal para abertura da poupança social digital, mecanismo utilizado para recebimento do AuxílioEmergencial de R$ 600.

“Eu tenho conta na Caixa, conta fácil, tenho conta no Banco do Brasil, mas a  Caixa, ela mesmo disse ia disponibilizar uma conta digital, e nessa conta digital quando a gente entra dá falha, manda botar CPF, faz e-mail, mas sempre o aplicativo tá dando problema, e quase todo mundo tá tendo esse problema aí, de acessar o aplicativo da conta digital que a Caixa ofereceu pra o cidadão. Ninguém tá conseguindo sacar esse dinheiro,  é a mesma coisa da pessoa tá passando dificuldade, porque não tá conseguindo sacar e as contas só acumulando, acumulando”, desabafou o mototaxista que se identificou como “galego da rodoviária”.

Questionado sobre a aprovação do benefício, “galego” afirmou que foi liberado. Ele também destacou que ao se dirigir à uma agência da Caixa no município para obter maiores informações de como proceder, foi orientado pelo gerente a entrar em contato com a central de atendimento do aplicativo.

“Meu cadastramento foi aprovado, eu tenho direito e até agora não consegui receber esse dinheiro. Eu vou lá na Caixa, tentei me informar lá , o gerente disse que a gente tem que entrar no aplicativo e o aplicativo tem um número lá que a gente entra pra [falar com a] cental do aplicativo. Mas, quando liga pra essa central, a pesoa fica lá dizendo ‘espere, espere, espere’, dá duas horas de relógio e ninguém atende”, revela “galego”.

Um outro entrevistado, de prenome Augusto, confirmou as dificuldades já expostas por “galego”, além de salientar outros problemas, como a falta de um celular com o sistema Android e a espera na aprovação do cadastro.

“Eu como não tinha o cadastro no CadÚnico e fui direcionado para me cadastrar no aplicativo do Auxílio Emergencial. Fiz o cadastramento e há dez dias está em análise esse cadastramento e eu aguardando, na esperança de obter esse recurso pra poder suprir as necessidades que estamos passando devido essa pandemia. Assim como o colega citou, essa questão, com relação a todo cidadão, trabalhador, tem o ‘Cartão Cidadão’, por que a Caixa não criou, não depositou esse dinheiro no ‘Cartão Ciddão’, em vez de criar um aplicativo? Nem todo mundo tem tecnologia. Inclusive, eu não tenho celular Android. Então, eu tô segregado, não tenho celular Android, não tenho acesso a uma internet. Então, a pessoa que não tem essa condição está segregado pelo sistema. Eu queria que a Caixa buscasse uma forma de solicitar essa questão”, disse.

Augusto destacou ainda que está desempregado há mais de 3 anos.

“Infelizmente, um desempregado há mais de três anos não tem condição de comprar, obter um celular de oitocentos [800] reais, [1.000] mil reais, né? Certo? Sobrevivo aqui da correria do transporte. Então, na verdade, nós precisamos disso, de mais clareza da Caixa e que viabilize com rapidez, porque a barriga não espera, a verdade é essa, né? O menino tá chorando, esperando o leite, o ‘Mucilon’, e a gente tá aqui nessa situação, sem saber nem o que fazer”, apensou.

Aplicativo ‘Caixa TEM’ – o que orienta a Caixa

De acordo com a Caixa, os trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs com direito ao auxílio podem se cadastrar para receber o Auxílio Emergencial atráves do site ou do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial e, em seguida, escolher receber o dinheiro na Poupança Social Digital Caixa.

A conta digital  é do tipo poupança (gratuita e isenta de cobrança de tarifas de manutenção), e poderá ser movimentada por meio do aplicativo ‘Caixa TEM’.

A agência salienta que os trabalhadores que receberem o crédito do auxílio através da conta digital poderão efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar, gratuitamente, até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Ademais, eles também podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras despezas.

Já os trabalhadores incluídos no Cadastro Único (CadÚnico), até o dia 20 de março, contam com o direito ao auxílio, e os que não tiverem uma conta identificada terão a opção de abertura realizada automaticamente pela Caixa.

Confira abaixo o passo a passo descrito pela Caixa para acessar a poupança social digital:

1. Abra o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial no celular e aperte na opção “Acompanhe sua solicitação”:

2. Digite os números do seu CPF e aperte na opção “Eu não sou um robô”.

3. Digite seu nome completo, a data de nascimento e o nome da sua mãe.

4. Você vai receber um código por SMS pelo celular que usou para cadastrar no aplicativo. É preciso sair do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ir até a caixa de mensagens do celular e digitar os números em “Código recebido”. Guarde esse código. Você vai precisar dele novamente.

5. Vem a mensagem de que o auxílio emergencial foi aprovado e que será recebido pela poupança social digital Caixa. Será preciso baixar o aplicativo pelo link “Acessar Caixa Tem” pela Apple Store ou Google Play.

6. Aperte em “Instalar”.

7. Abra então o aplicativo Caixa Tem no celular e aperte em “Sou beneficiário”.

8. Digite os números do seu CPF.

9. Saia do aplicativo e vá até a caixa de mensagens (SMS) do celular. Lá você vai anotar os números que recebeu por mensagem e digitar no aplicativo Caixa Tem. A mensagem que aparece é a seguinte: “Agora, digite o código de validação que você recebeu. Informe o último código que você utilizou no aplicativo do Auxílio Emergencial ou verifique suas mensagens SMS”.

10. Quando digitar os números, vai aparecer a tela com a mensagem: “Estamos quase prontos. Nos próximos passos, você criará usuário e senha de acesso para utilizar sua nova Poupança Social Digital”.

11. Aperte em Continuar para abrir a tela do Caixa Tem.

12. Faça o login. Se você já fez o login Caixa em outros aplicativos, como do FGTS ou Habitação Caixa, por exemplo, pode usar a mesma senha de acesso. Não é preciso fazer novo cadastro. Se você não fez o cadastro ainda, serão necessárias algumas informações pessoais, como CPF e nome completo.

13. Digite a data do nascimento e e-mail. Será necessário digitar o e-mail duas vezes.

14. Escolha uma senha que não pode ter mais de 2 números em sequência (1 e 2 ou 8 e 9, por exemplo) nem ser o dia do seu aniversário. Depois clique em “Não sou um robô”.

15. Saia do aplicativo Caixa Tem, abra seu e-mail e procure por uma mensagem recebida com o nome “Login Caixa. Quando abrir, é preciso clicar no link para confirmar suas informações. Se não achar o e-mail, verifique na pasta SPAM.

16. Para fazer o login, digite o número do CPF na primeira tela e sua senha na segunda tela.

17. Digite o número do seu celular e os números do CEP de sua residência.

18. O aplicativo vai para a página principal, aperte em Auxílio Emergencial”.

19. Aperte em “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”.

20. Na tela seguinte, vem a informação que a requisição está sendo processada. Talvez seja preciso responder mais algumas perguntas para confirmar o pedido. Mas atenção: as informações não podem estar erradas, isso pode atrapalhar o cadastro.

21. Após as respostas das perguntas, na tela seguinte será preciso apertar em “Receber Código”, verificar novamente a caixa de mensagens (SMS) do celular e digitar o novo código.

22. Escolha um nome para que você lembre qual celular está cadastrado no Login Caixa. Pode ser a marca ou modelo do seu celular, por exemplo.

23. Na tela seguinte, aperte em “Consultar a minha poupança social digital”. Você pode consultar seu saldo, extrato e fazer transferências e pagamentos.

0 0 votos
Article Rating