Um bebê, de apenas 1 ano de idade, foi salvo por policiais militares, enquanto não respirava por conta de um engasgo sofrido. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (14), em Camaçari.
Segundo informações do 12º Batalhão (BPM) da cidade, uma equipe – formada pelos soldados Borges e Azevedo – que realizava patrulha identificou um carro em alta velocidade passando pela rotatória do bairro Mangueiral e achou a ação estranha.
Ao perceber a presença da viatura, o veículo parou e ali desceram dois homens (que eram vizinhos) com a criança desacordada, pedindo socorro.
De imediato os PMs começaram a fazer a manobra de Heimlich, prática comum nos primeiros socorros para desengasgar a vítima, comprimindo o estômago a fim de que o objeto estranho saia de imediato. Depois de alguns minutos realizando o movimento, felizmente o bebê reagiu e voltou a respirar.
A guarnição o levou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A e, com a realização do primeiro atendimento e a comprovação de que ele não corria mais risco de vida, foi direcionado para a UPA pediátrica, localizada no bairro Phoc 2.
A mãe, identificada como Vitória Ellen Sousa Gomes, e outros familiares chegaram após a transferência e agradeceram aos militares pela rápida ação. A atitude dos agentes do 12º BPM salvou a vida do garoto e demonstra a importância da capacitação destes profissionais em momentos de risco, como foi neste caso.