Maria Heloísa resolveu vir ao mundo de forma inusitada, a bebê tinha previsão de nascimento para a próxima quarta-feira (27), mas não quis esperar nem a chegada à maternidade. A mãe Skarlet Brito, de 27 anos, entrou em trabalho de parto quando estava no carro, em uma corrida por aplicativo, a caminho do hospital.
O parto foi dentro do carro. Durante a madrugada de quarta-feira (20), em Feira de Santana. A bebê nasceu no banco de trás do veículo por volta das 4h30, apenas com a força da mãe.
Skarlet começou a sentir as contrações nesse horário e acreditou que eram falsas contrações. Ela resolveu acordar o marido, Antônio Neto, e tentaram uma carona com familiares, mas ninguém atendeu.
Foi aí que contactaram um motorista através de um aplicativo de corridas. Eles contaram que já estavam desistindo de solicitar o transporte por aplicativo quando o motorista Eder Ribeiro aceitou a corrida. Para os jovens pais, a paciência do condutor fez toda a diferença para mantê-los calmos durante o processo.
O motorista é um homem de 43 anos, mas ele relatou que nunca viveu algo igual. Segundo ele, a bebê nasceu com apenas dois minutos de viagem. O trajeto inteiro duraria 17 minutos, mas em pouco tempo a bebê veio ao mundo. Mesmo diante da situação o motorista continuou dirigindo até a emergência do Hospital da Mulher, onde mãe e filha receberam todo o suporte.
Com 3,1 kg e medindo 49 centímetros, Maria Heloísa passa bem e deve receber alta em breve.
Partos emergenciais: o que fazer durante o trabalho de parto longe do hospital?
Um dos maiores medos da mulher grávida é não conseguir chegar ao hospital a tempo. Mas, o que os médicos e profissionais orientam é que a natureza segue o seu curso, e o número de partos que aconteceram antes da existência de hospitais são quase inestimáveis.
Ao chegar na fase de expulsão do bebê, é importante que quem esteja acompanhando a mulher que está prestes a ter o bebê ajude a manter a calma e oriente a controlar a respiração e a manter as pernas abertas.