Faltando oito dias para a estreia do Brasil na Liga Mundial de Vôlei, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho encerra neste final de semana sua preparação no Centro de Treinamento de Saquarema, no Rio de Janeiro.
Nove vezes campeão da disputa, o time embarca na próxima segunda-feira (23) para San Juan, onde enfrentará Porto Rico na sexta (27) e no sábado (28).
Com a chegada do levantador Bruno e o retorno do central Rodrigão, na última semana, o grupo treina agora com 16 atletas.
O próximo a chegar será o ponteiro Dante, na próxima segunda-feira (23).
Com tantas opções e pouco tempo de preparação, o técnico Bernardinho corre contra o tempo para definir a equipe que começará o jogo de estreia.
– Tivemos um período muito curto de preparação e estamos tendo que acertar muitas coisas na base da conversa.
Os jogadores foram chegando em diferentes momentos, em diferentes condições e estamos buscando colocar todos no mesmo patamar.
A primeira fase da Liga Mundial servirá para reconstruirmos a equipe, mas sem abrir mão dos resultados.
Para ajudar na solução de suas dúvidas, Bernardinho utilizará dois jogos-treinos contra a seleção da Sérvia, terceira colocada no ranking mundial e que desde esta quinta (19) ao CT de Saquarema:
– Os sérvios estrearão na Liga Mundial jogando na Argentina e nos pediram para passar alguns dias aqui.
Vamos aproveitar para fazer estes jogos e neles vamos tentar tirar algumas dúvidas e testar a equipe.
Sobre a equipe titular, a única certeza é que Giba e Murilo estarão em quadra.
Quanto ao resto do time, Bernardinho diz que a definição só acontecerá após as partidas.
– Há uma grande tendência de que comecemos com o Giba e o Murilo como ponteiros.
No mais, tenho dúvidas em todas as posições.
Entre os levantadores, por exemplo, o Marlon está treinando há mais tempo, mas o Bruno veio com ritmo de jogo da Itália.
Temos ainda opções novas em relação ao ano passado, como o Gustavo, que retornou muito bem, e o Wallace, que chegou bem após a Superliga.
Nesta semana, a preparação da seleção brasileira está sendo observada pelos dois últimos técnicos campeões da Superliga Masculina: Marcos Pacheco, da Cimed, e Giovane Gavio, do Sesi.
A medida faz parte de um programa de interação promovido pela comissão técnica da seleção, que nas últimas semanas também recebeu Marcos Miranda e Marcelo Del Negro, o Alemão.
Treinam com a seleção os levantadores Marlon e Bruno, os líberos Alan (recuperando-se de uma fratura no punho direito), Sérgio, Mario Junior; os opostos Leandro Vissotto, Theo e Wallace, os ponteiros Murilo, Giba, Thiago Alves, João Paulo Bravo e João Paulo Tavares e os centrais Gustavo, Rodrigão, Lucas e Sidão.
Na primeira fase da Liga Mundial, o Brasil divide o Grupo A com Porto Rico, Polônia e Estados Unidos.
Nos dias 27 e 28 de maio, os brasileiros enfrentarão os porto-riquenhos em San Juan.
Depois, jogarão nas três semanas seguintes no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e São Paulo, contra Polônia, Estados Unidos e Porto Rico, respectivamente.
Os compromissos seguintes serão contra os Estados Unidos, em Tulsa, e contra a Polônia, em Katowice, encerrando a primeira fase.
Na Liga Mundial, as 16 seleções são divididas em quatro chaves, de onde sairão as duas melhores para a Fase Final, que acontece em Gsdank, na Polônia.
Por receberem a etapa decisiva, os poloneses já estão garantidos.
No Grupo B, lutarão pela classificação Rússia, Bulgária, Japão e Alemanha.
Enquanto isso, Argentina, Sérvia, Finlândia e Portugal formam a chave C.
O Grupo D é composto por Itália, França, Cuba e Coreia do Sul.