A decisão da deputada Luiza Maia (PT) em votar contra o projeto do governo, na última terça-feira (24), que reajustava o salário do professor estadual do ensino fundamental e médio ainda provoca resquícios de pensamentos contraditórios. Na tentativa de proteger a categoria da qual faz parte, a parlamentar carregou consigo o peso das críticas de colegas de partido que desaprovaram a sua atitude.
O peso de um simples voto pode gerar problemas em um futuro muito breve, como salientou o deputado estadual Bira Coroa (PT). “Enquanto o prefeito Caetano que eu tenho certeza não comunga com a posição de Luiza faz um esforço muito grande a vida inteira para manter a unidade, essa posição nos coloca em uma condição de não ter força política para exigir que a nossa base aliada também esteja comungando com o projeto como um todo”, refletiu.
Para o deputado, Luiza está sendo individualista, além de estar colocando em perigo a candidatura de dois prefeituráveis do PT. “Num determinado momento você pode votar pelos seus interesses, então essa é a preocupação de estar se estabelecendo aqui a quebra do compromisso coletivo. E isso está ameaçando, sem dúvida nenhuma, a eleição de Pelegrino, em Salvador, como também passa a ameaçar a eleição do nosso companheiro Ademar, em Camaçari”, ressaltou.
Bira foi duro com a companheira de partido e a chamou de “irresponsável”. “Sem dúvida alguma esse foi um ato individualista, um ato até irresponsável por parte da deputada”, salientou.
Segundo Bira, as chances do pré-candidato Ademar Delgado (PT) ficam prejudicadas com a votação contra o projeto do governo. Sem citar nomes, ele chegou a dizer que a candidatura de Ademar apresenta uma certa rejeição por parte de algumas lideranças. “Nós temos algumas resistências, como temos algumas simpatias. Algumas lideranças chegam a dizer que votam nos vereadores que são apresentados pela base, mas não votam no candidato. E eu to indo de casa em casa para convencer todas as lideranças que votar no projeto é votar em todo o projeto, não é votar em parte dele”.
No Facebook
Enquanto isso nas páginas do Facebook, internautas expressavam opiniões contra o deputado. No perfil do presidente da Associação dos Mototaxistas de Camaçari, Ferreira Júnior, a indignação estava contida na seguinte frase: “foi eleito para defender o povo, não o governador”.
Outro navegador das redes sociais, Fernando Rêgo, criticou Bira Coroa frisando o ciúme do parlamentar em relação à deputada. “Ninca vi tanto ciúme. A mulher defende a classe ainda está errada”, comentou.
Por Henrique da Mata