Lyla Matos, blogueira e youturbe vem conquistando adeptos aos cachos e amantes da beleza natural de Camaçari e região, através de sua página na internet e com seu canal no youtube. A blogueira usa as redes sociais para motivar e contribuir com divulgação da história, cultura e identidade negra, com vídeos motivadores e tutorias sobre os cuidados com os cabelos e tendência de moda.
Tudo começou quando Lyla Matos, que desde os 12 anos usava química no cabelo, decidiu abandonar o relaxamento entre outras químicas e assumir seus belíssimos cachos. Em 2012, a batalha iniciava na sua vida, e a primeira seria adaptar se ao novo cabelo e a oposição da família que de inicio foi contra a decisão radical de cortar os cabelos. “Meu cabelo era de química, mas vivia sempre bem hidratados e bonito, para a família foi um susto, pois eu tinha um cabelo grande e passei a usa-lo pequeno e cacheado”, conta.
Fazer o Big shop, ou melhor, o grande corte no cabelo, que significa tirar a química do cabelo através do corte, não foi tão fácil assim. “Antes de tudo eu pesquisei bastante sobre o corte, os cuidados e tratamento que tenho que ter com o cabelo cacheado e então tomei coragem e eu mesma decidir cortar, depois de cinco meses sem aplicar nenhuma química no cabelo”, afirma Lyla.
O primeiro vídeo foi feito antes do “big shop” para mostrar o cabelo na fase de transição. “Fiz o vídeo mostrando o cabelo em transição, como eu fazia para usar o cabelo que estava metade lisa e a outra cacheada. O vídeo foi bastante bacana e motivador, pois essa fase é muito difícil. É quando muitas mulheres pensam em desistir, por não aguentar o cabelo com duas texturas”, ressalta.
Após o Big shop e a divulgação do vídeo mostrando passo a passo do corte e resultado, Lyla percebeu que as pessoas queriam saber mais sobre esse universo de cabelos cacheados e se sentiu influenciada a publicar mais e mais vídeo demonstrado essa nova técnica. “foi um momento de descoberta e a certeza do que eu queria para minha vida, aliado ao desejo de me tornar uma influenciadora e ajudar as mulheres que desejam se livra da química”, frisa.
DiPretas – O sucesso dos vídeos não era o bastante e diante todo o cenário de identificação cultural, por trás de um corte de cabelo, Lyla com o apoio de mulheres adeptas aos cachos criou um grupo intitulado: DiPretas. “DiPretas é um movimento que nasceu da necessidade de se trabalhar a autoestima das mulheres e homens negros, além de discutir sobre a história e identidade do negro e estimular a cultura, através de apresentações de grupos artísticos que retratam a musicalidade negra. Contamos com o apoio de Lucineri Nascimento, Lucineuza Silva, Márcia Santana, Nayale, Gabriela, Paraguaçu e Gilberto”, explica Lyla.
Dipretas realiza encontros em várias cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila e Camaçari. No último final de semana o encontro aconteceu em Dias D’Ávila.
Quer conhecer mais sobre o universo dos cacheados e ainda ficar por dentro das tendências de modas para esse verão? Acesse: [email protected] / facebook: afrosdopoder / Canal no youtube: Lyla Matos
veja o vídeo do Big Shop
https://www.youtube.com/watch?v=QeuRHVZkJ5g