Em conversa divulgada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania) no domingo (11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobra que prefeitos e governadores também sejam investigados em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pelas ações no combate à pandemia da Covid-19. “Se não mudar o objetivo da CPI, ela vai só vir pra cima de mim”, ele disse, afirmando temer que seja feito um relatório prejudicial ao governo federal.

“Se não mudar, a CPI vai simplesmente ouvir Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana”, Jair disse, referindo-se ao ex-ministro da Saúde. Na conversa, Kajuru garantiu que este não era seu objetivo. “Isso aí eu não faço nunca, pela minha mãe”, destacou, cobrando crédito do presidente por suas atitudes no Senado e defendendo uma CPI ampla.

No áudio, Jair Bolsonaro volta a culpar os governantes dos estados e municípios pelo agravamento da pandemia. “Não vai deixar de morrer gente, infelizmente, no Brasil. Vai morrer gente, agora, podia morrer menos gente se os governantes e prefeitos todos que pegassem o recurso aplicassem realmente em posto de saúde e hospital”

O presidente pressionou ainda para que o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entre em pauta no Senado Federal. Ao saber que Kajuru já tinha feito sua tentativa para destituir o ministro Alexandre de Moraes do cargo, o presidente parabenizou o político. “Nós estamos afinados, nós dois. É CPI ampla e investigar ministros”, concluiu.

Até então, a CPI Covid é destinada a apurar a responsabilidade por atos praticados pelo governo federal no combate à pandemia. Ela deve ser instalada na terça-feira (13), atendendo a uma decisão proferida pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, que concedeu liminar ordenando que o presidente do Senado estabelecesse a investigação.

0 0 votos
Article Rating