Nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, debateram sobre um possível relaxamento das regras do Mercosul – organização intergovernamental que estabelece uma integração, inicialmente econômica, configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona e política comercial comum entre os países-membros.
“O Uruguai é um parceiro nosso, é um país importante, integra o Mercosul. Conversamos também da possibilidade de flexibilizar para cada país os seus negócios com outros países”, pontuou Bolsonaro.
Na ocasião, Lacalle Pou salientou que neste ano de 2021 completam-se 30 anos da criação do Mercosul e garantiu que é um momento de rever a situação do bloco.
Bolsonaro ainda frisou que uma reunião está sendo planejada entre os presidentes dos quatro países do bloco, do qual também fazem parte Argentina e Paraguai.
A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco.
Cínico